Fale Conosco
(11) 3205-4341

[email protected]

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

 

Durante muito tempo acreditamos que crianças e adolescentes supostamente não teriam motivos para ter depressão, porém hoje sabemos que este transtorno pode afetar indistintamente todas as faixas etárias. A depressão na adolescência pode interferir na vida diária, nas relações sociais e no bem estar geral do indivíduo, caracterizando-se por sintomas específicos, com duração e gravidade suficientes para comprometer seriamente a capacidade de levar uma vida normal. Importante frisar que a depressão na adolescência é diferente de uma tristeza passageira a que todos estamos sujeitos e que se cura sem tratamento.

Os traços afetivos da personalidade de alguns adolescentes pode favorecer o aparecimento da doença. As tensões pelas quais eles passam durante este período da vida são intensas, mesmo assim alguns passam por estes acontecimentos desagradáveis sem desenvolvê-la. Isto equivale a dizer que alguns são mais suscetíveis que outros.

A adolescência é um período em que o indivíduo se vê imerso num mundo de ambiguidades e contradições, pois ainda não tem liberdade e autonomia para fazer o que bem entender, mas ao mesmo tempo está dizendo adeus à irresponsabilidade da infância. Além disso, as transformações intensas que vivenciam no corpo por época da puberdade, geralmente não correspondem ao aspecto físico desejado de acordo com os padrões estéticos ideais. Esta distonia entre o corpo e o modelo desejado pode desencadear sérias dificuldades de adaptação, baixa autoestima e falta de aceitação pessoal, resultando em problemas depressivos.

As relações sociais do adolescente, principalmente com os pais e com o grupo, também podem ser fonte de ansiedade, gerando um sentimento de angústia e solidão. Estes conflitos podem ser amenizados se os pais e a família souberem lidar com a situação tendo uma visão lúcida da realidade do adolescente. Por outro lado, se este jovem estiver inserido numa família em crise ou problemática, com separação dos pais, violência doméstica, alcoolismo, entre outras, pode multiplicar os conflitos a que está sujeito.

Os pais e a família devem estar sempre muito atentos ao comportamento do adolescente para detectar possíveis sinais da depressão. Como eles possuem uma tendência natural a comunicar-se através da ação em detrimento da palavra, podem buscar uma solução para seus conflitos através das drogas ou da sexualidade precoce e promíscua, na tentativa de aliviar a angústia e reencontrar o equilíbrio perdido. Podem mesmo adotar comportamentos agressivos e destrutivos contra a sociedade, manifestando sua depressão através de atos antissociais. Por vezes a depressão na adolescência pode ser

“mascarada” por problemas físicos e queixas somáticas que parecem não ter relação com as emoções. Isto inclui distúrbios da alimentação, como anorexia ou bulimia, podendo ganhar ou perder peso, ter distúrbios do sono, ter cansaço e sonolência o tempo todo. Os sentimentos angustiantes e de menos valia, invariavelmente, levam a prejuízos na saúde, na escola e no relacionamento social e familiar.

Durante um episódio depressivo é comum o jovem sentir-se inquieto e irritado, isolar-se dos amigos e familiares, ter dificuldade de concentração, perder o interesse ou prazer em atividades que antes gostava de fazer. Em casos muito graves pode tentar suicídio de forma velada e inconsciente, envolvendo-se em atitudes imprudentes, acidentes automobilísticos e uso excessivo de drogas.

A depressão na adolescência deve ser tratada com o auxílio de um profissional capacitado para um diagnóstico correto e, a partir disso, em conjunto com a família e o adolescente, decidir qual o tratamento mais adequado para o caso. Alguns adolescentes necessitam apenas de um aconselhamento, enquanto para outros o tratamento medicamentoso é indispensável. O importante é que ele tenha sempre o apoio dos familiares para atravessar esta fase difícil.

Valeria Bortolucci

Se você desejar realizar uma Avaliação sem Compromisso entre em Contato Conosco: (11) 3205-4341

Nome

Email

Assunto

Sua mensagem

voltar
Olhar Interior é um consultório especializado na prestação de serviços em Psicologia Clínica, Aconselhamento Psicológico, Atendimento a Adolescentes e Adultos.